As negociações entre a União e o Governo de Mato Grosso do Sul para a concessão das rodovias federais BR-262 e BR-267 deram um passo significativo nesta quinta-feira (22). O governador Eduardo Riedel (PSDB) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se reuniram para discutir os detalhes do processo, que visa delegar a gestão das rodovias ao estado, facilitando a futura concessão.
Uma audiência pública está marcada para a próxima quarta-feira (30), onde o projeto de concessão será debatido pela população. Os cidadãos poderão apresentar sugestões e contribuir para o aprimoramento do projeto, que também inclui a concessão de trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395.
Segundo o governo, a concessão dessas rodovias é fundamental para melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial do estado, além de aumentar a segurança nas estradas. "Com o apoio do presidente Lula, estamos avançando na delegação dessas importantes vias para Mato Grosso do Sul," afirmou o governador Riedel, destacando a importância da parceria com a União.
Consulta Pública e Transparência
A audiência pública, que será realizada online, permitirá a participação ativa da sociedade no processo. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site TVB3 para acessar o link de transmissão. A consulta pública, iniciada em 7 de agosto, continuará até 6 de setembro, garantindo que todos os setores possam contribuir.
O objetivo é que o processo de concessão seja finalizado ainda em 2024, com a publicação do edital de licitação prevista para setembro e o leilão marcado para dezembro na Bolsa de Valores B3. No entanto, a assinatura do contrato deve ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2025, conforme informações da responsável pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), Eliane Detoni.
Impacto Econômico e Investimentos Estruturantes
Durante a reunião, a ministra Simone Tebet enfatizou a relevância das BR-262 e BR-267 para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. "Essas rodovias são estratégicas para o escoamento da produção e para a conexão entre Campo Grande e diversas cidades do interior," afirmou a ministra, acrescentando que a concessão atrairá novos investimentos, criará empregos e melhorará a segurança viária.
Além da concessão, foram discutidas outras obras federais em andamento no estado, como a revitalização da BR-267 e o contorno de Três Lagoas. Essas iniciativas fazem parte de um conjunto de investimentos que visam modernizar a infraestrutura de Mato Grosso do Sul e fortalecer sua economia.
Detalhes do Projeto de Concessão
O projeto de concessão envolve a reabilitação, operação, manutenção e conservação de 870,4 km de rodovias, incluindo trechos das BR-262, BR-267 e das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395. Esse corredor, conhecido como "Rota da Celulose," liga Campo Grande à região sudeste do Brasil.
Com um prazo de concessão de 30 anos, o projeto atenderá municípios como Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Anaurilândia e Bataguassu. Estima-se que o investimento total seja de R$ 8,8 bilhões, incluindo duplicações de 116 km, construção de 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de vias marginais, e 82 dispositivos de nível.
Além disso, o projeto prevê a prestação de serviços essenciais aos usuários das rodovias, como ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas, apreensão de animais silvestres e a instalação de postos de atendimento, com o objetivo de garantir maior segurança e eficiência nas estradas.