O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a destinação de R$ 3,3 milhões para a recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Miranda, localizada no distrito de Águas do Miranda, na rodovia MS-345, que liga os municípios de Anastácio e Bonito. A licitação para a execução da obra está prevista para começar em 20 de outubro, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.
A ponte, apelidada de “ponte gangorra” pelos moradores da região, apresenta um desnível de até 48 centímetros quando caminhões pesados transitam por ela, o que compromete a segurança dos veículos que utilizam a estrutura. Em setembro de 2024, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) havia interditado parcialmente a ponte devido ao aumento do fluxo de veículos pesados, permitindo apenas a passagem de veículos com até 40 toneladas.
Na ocasião, a Agesul iniciou o processo emergencial para contratação de empresa especializada para realizar inspeção e elaborar o projeto executivo de recuperação da ponte, construída pelo Exército Brasileiro em 1967. No entanto, mais de um ano após a interdição, a licitação para a obra será finalmente lançada.
Moradores locais relataram que a situação da ponte se agravou após reparos realizados em 2023, com o aumento do tráfego de veículos pesados. Um incidente recente, no qual um motorista teve os quatro pneus furados ao passar pelo desnível, chamou a atenção das autoridades para a necessidade urgente de intervenção na estrutura.
O investimento na recuperação da ponte faz parte de um pacote maior de melhorias na MS-345, que recebeu R$ 340 milhões para pavimentação de 100 quilômetros, encurtando o trajeto entre Campo Grande e Bonito em cerca de 40 quilômetros. A conclusão da obra visa garantir maior segurança e eficiência no transporte na região.









