Indalecio tem 43 anos e trabalha em uma empresa agropecuária especialista em produção de suínos e bovinos há mais de 20 anos. Em 2019, surgiu a oportunidade de ser um dos integrados deste grupo. Apaixonado pela suinocultura, não pensou duas vezes. Comprou um sítio e construiu o primeiro barracão, abrigando 2.600 animais.
“O primeiro barracão eu financiei. Foi rápido o processo. Logo já começamos a construção. Com o passar do tempo, senti a necessidade de mais um, só que desta vez, foi mais difícil. Eu não consegui financiar, tive que vender bens como carro, casa e terreno. No fim, deu tudo certo e hoje, tenho a criação de 5.200 animais de corte. A ideia é aprimorar essa produção para aumentar a receita da propriedade”, conta Indalecio.
Com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, ele garante a biosseguridade da produção e o planejamento financeiro da propriedade.
“Nós começamos a participar do programa Granja Plus, do Senar/MS, em 2021. É muito importante ter o apoio de um órgão que quer nos ver progredindo pelo caminho certo. Nós já recebemos várias premiações ao longo destes anos e com certeza, o Senar/MS faz parte dessas conquistas”, continua.
Daqui em diante o desfio é gerar a própria energia com biodigestores para aumentar a receita da propriedade. Um novo desafio para o produtor que não tem medo de correr atrás do que acredita.