Entre os dias 18 e 21 de julho, a Famasul em parceria com o Senar Mato Grosso do Sul realizou o curso "Coordenador de Brigada de Incêndios (Metodologia SCI - Sistema de Comando de Incidentes)" em Três Lagoas. A capacitação foi voltada para gestores de empresas associadas da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar e do Sindicato Rural do município.
Com o objetivo de formar coordenadores de trabalho na área rural, o curso teve como foco o combate a incêndios e outras emergências que possam ocorrer no campo. Os 25 participantes aprenderam os principais conceitos e métodos envolvidos no modelo de gerenciamento do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) em resposta a situações de emergência.
Ministradas pelos instrutores capitão Wagner Moreira Lopes e sargenta Helen Jéssica, as aulas abordaram a metodologia SCI, que auxilia no gerenciamento de incidentes, permitindo adotar uma estrutura organizacional integrada para lidar com diversas ocorrências. Durante o curso, foram abordados temas como definições do SCI, plano de ação, fluxograma, estabelecimento das instalações e aplicação em cenários hipotéticos, totalizando 32 horas de carga horária.
Ao concluir o curso, os participantes estarão aptos a coordenar e atuar em casos de incidentes e catástrofes, ocupando posições de liderança nessas situações. A Reflore/MS, parceira e mobilizadora da ação, ressaltou a importância da capacitação dos colaboradores para proteger o patrimônio e garantir a segurança em casos de incêndios, contando com o apoio do Senar/MS, Corpo de Bombeiros e do governo do estado. A iniciativa visa preparar as empresas associadas para atuarem conjuntamente em casos de emergência, por meio de um regime de Plano de Auxílio Mútuo (PAM).