sexta, 13 dezembro 2024

Política

01/06/2023 08:00

A+ A-

Prefeita Adriane Lopes deixa o Patriotas e ingressa no PP

O evento contou com a presença do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira

Atualizado: 03/06/2023 12:16

Redação

Após decidir deixar os Patriotas, a  prefeita de Campo Grande (MS) Adriane Lopes ingressa em um novo  Partido - o PP (Partido Progressistas),  em evento realizado na útima quinta-feira, 1° de junho. A cerimônia acoteceu no Clube Estoril, com a presença do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira.

A senadora e vice-presidente da Executiva Nacional e  presidente do partido em Mato Grosso do Sul, senadora Tereza Cristina também estará presente, além do dirigente do partido em Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo. Prefeitos, vereadores e demais filiados.

Convite 

Em maio, a prefeita confirmou que com a anunciada fusão do Patriota ao PTB, buscaria tomar outro rumo partidário, o que despertou o interesse e aumentou a insistência das duas lideranças nacionais. Porém, não anunciou em qual sigla ingressaria  e sua filiação ao PP veio à tona, no final do mês passado, divulgado pelo próprio partido.

A filiação da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes foi disputada por dois importantes partidos de direita: o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o PP, da senadora Tereza Cristina, ambos partidos com expressivas bancadas no Congresso Nacional e que fazem oposição ao presidente Lula.  De acordo com texto, sem autoria que foi  veiculado na mídia no mês passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria até ligado  para a prefeita, convidando-a para ingressar no PL, legenda que tem uma expressiva representação no Congresso Nacional com 13 senadores e 99 deputados federais. 

Por outro lado,  tinha Tereza Cristina, com boas cartas para jogar. A senadora foi a  mais votada da história de MS, com mais de 800 mil votos, e uma das mais importantes ministras do governo Bolsonaro, comandando a pasta da Agricultura,  o que representou bem o Estado. Além disso, Tereza é mulher, o que facilita o discurso político.

Adriane Lopes  foi vice do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), que renunciou o comando da Prefeitura de Campo Grande para disputar as eleições no pleito de 2022 ao cargo  de governador  do Estado, contudo saiu  derrotado.  

Reforço -

De acordo com a  presidente do Progressistas, Ciro Nogueira,  a chegada da prefeita Adriane, vai reforçar o quadro de políticos comprometidos com o progresso. "É motivo de muita alegria, de muita satisfação, para o Partido, receber uma prefeita como a Adriane, de uma capital importante como Campo Grande, nos quadros do Progressistas", enfatizou Ciro.

A aliança concretiza o alinhamento de propósito e pensamento desenvolvimentista que Adriane e o Partido Progressistas compartilham. Como prefeita, Adriane acredita no desenvolvimento econômico e social do município; na força do trabalho e no poder transformador de uma oportunidade na vida das pessoas. "É uma honra. Agradeço esse acolhimento do PP, da senadora Tereza, do Santullo, do Ciro, tenho certeza que no Partido Progressistas nós vamos avançar muito na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande", disse.

Progressistas em MS -

Mato Grosso do Sul é representado pela senadora Tereza Cristina, que já foi Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, pelo deputado federal Luiz Ovando, eleito em 2022 para o seu segundo mandato na Câmara Federal e pelos deputados Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa e Londres Machado.

O time de prefeitos conta com Dalmy Crisóstomo, de Alcinópolis; Marcelo Pé, de Antônio João; José Natan, de Aparecida do Taboado; Gustavo Sprotte, de Bandeirantes; Manoel Nery, de Camapuã; Delegado Cleverson, de Costa Rica; Edilson Magro, de Coxim; Valdir Sartor, de Deodápolis; Alan Guedes, de Dourados; Toninho da Cofapi, de Inocência; Thalles Tomazzelli, de Itaquiraí; Clediane Matzenbacher, de Jardim; Iranil Soares, de Ladário; José Paleari, de Nova Alvorada do Sul; Anízio Andrade, de Paraíso das Águas; Willian Fontoura, de Pedro Gomes; Réus Fornari, de Rio Verde; Vanda Camilo, de Sidrolândia; e Enelto Ramos, do município de Sonora. Com a vinda da prefeita Adriane, o número de prefeitos Progressistas passa para 20. O quadro ainda tem vice-prefeitos e vereadores.

Carregando Comentários...

Veja também