ALEMS

segunda, 08 junho 2026

há 8 meses

A+ A-

Lula e Janja rezam em basílica de Belém após pane em avião

Presidente agradece por falha ter sido detectada em solo e reforça pedidos para COP30

Atualizado: há 8 meses

Ricardo Prado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja visitaram na noite desta quinta-feira (2) a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), após o avião que os transportaria apresentar um problema técnico antes da decolagem. No local, o casal foi visto rezando junto, em um gesto de agradecimento pela proteção diante do susto.

O incidente
O episódio ocorreu quando Lula embarcava para a Ilha do Marajó. Pouco antes da decolagem, um dos motores da aeronave apresentou falha, gerando estrondo e fumaça. A situação provocou a evacuação imediata do presidente, da primeira-dama e de outras autoridades que o acompanhavam. Em entrevista, Lula relatou que todos tiveram de deixar o avião “com medo que pegasse fogo”, destacando que só restava agradecer por o problema ter ocorrido em solo, e não em pleno voo.

Após o incidente, Lula e sua comitiva foram transferidos para uma aeronave reserva, modelo C-97 Brasília, que seguiu para cumprir a agenda oficial no Pará. Segundo o governo, o procedimento adotado está previsto nos protocolos de segurança da Força Aérea Brasileira (FAB), acionados sempre que uma falha técnica é identificada.

Ainda em Belém, Janja publicou nas redes sociais um vídeo no qual aparece orando ao lado de Lula dentro da basílica. O registro reforçou o tom de gratidão e fé diante do ocorrido. Durante a visita, Lula também aproveitou para fazer pedidos relacionados à realização da COP30, prevista para ocorrer em Belém em 2026, ressaltando a importância da proteção ambiental e da organização do evento.
 

Veja o vídeo de Lula e Janja na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém:

Carregando Comentários...

Veja também