Na manhã desta terça-feira (10), o governador Eduardo Riedel apresentou aos deputados estaduais o ambicioso projeto "Rota da Celulose", que prevê a concessão de trechos das rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa, teve como objetivo esclarecer dúvidas e detalhar as vantagens da iniciativa.
Embora a concessão não exija aprovação legislativa, o governador optou por envolver os parlamentares para discutir a proposta. "Estamos unindo trechos das BR-262 e BR-267 com rodovias estaduais em um lote único de 870 km, que será leiloado. Isso tem atraído grande interesse do mercado", destacou Riedel.
O projeto prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões, com o propósito de melhorar a segurança nas estradas, otimizar o escoamento da produção e fomentar a economia regional. "Este será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil, com um modelo flexível que permitirá novos investimentos caso o tráfego exceda as expectativas", afirmou o governador.
O cronograma inclui o lançamento do edital das concessões ainda em setembro, com o leilão marcado para 12 de dezembro na B3, em São Paulo. Uma audiência pública virtual realizada em 30 de agosto possibilitou a coleta de sugestões da sociedade até 6 de setembro.
Riedel entregou cópias do projeto aos deputados e garantiu que a equipe da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) estará disponível para responder a quaisquer perguntas. "Estamos prontos para esclarecer qualquer dúvida e fornecer mais informações sobre o projeto", acrescentou.
O presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro, considerou a reunião extremamente produtiva. "Recebemos o governador e sua equipe, que apresentaram um projeto de concessão que inclui rodovias federais repassadas ao Estado. O pacote contempla duplicações, terceiras faixas e acostamentos, com um investimento privado ao longo de 30 anos", destacou Claro.
O pacote de concessão abrange nove municípios, incluindo Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. Os planos incluem 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de vias marginais e 82 dispositivos de segurança. Além disso, 50 veículos operacionais serão destinados a serviços de emergência e controle de tráfego.
A reunião também contou com a presença dos secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Eliane Detoni (EPE) e Guilherme Alcântara (Seilog), que contribuíram para as discussões sobre o projeto.