Um trabalho de fiscalização em mercados que estavam atuando em desacordo com a legislação na cidade de Guia Lopes da Laguna, município que fica a 233 km de Capital, foi deflagrado recentemente pela Polícia Civil, em conjunto com a Decon (Delegacia do Consumidor), junto com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul).
Conforme informações da Polícia Civil, foram retirados de circulação em um estabelecimento comercial da região, vários tipos de alimentos impróprios. No total, 419,70 Kg de carne clandestina, linguiça artesanal, sem autorização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal. Logo, as investigações também levaram até outro endereço, um mercado da cidade, onde foi apreendido mais carne clandestina, alimentos vencidos, cujo descarte somou 258 Kgs.
O mercado de carne clandestina é resultado do abate de animais doentes, cuja carne, em regra, é descartada de animais produto de abigeato, de animais contrabandeados pela fronteira, muitas vezes sem vacinação exigida por lei, o que põe em risco o rebanho nacional, além da saúde dos consumidores.
O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e autuou a dupla de comerciantes em flagrante, sendo encaminhado ao presídio da cidade, onde aguardarão a audiência de custódia.