O Tribunal do Júri de Ivinhema, no estado de Mato Grosso do Sul, condenou Aparecido Vicente dos Santos, conhecido como ‘Cido Pancadão’, a 21 anos de prisão pelo assassinato de Maria Mercedes Dominguez Cristaldo, de 25 anos. O crime ocorreu em abril de 2022 e chocou a população da cidade. O réu confessou o crime, e a sentença foi proferida após o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) apresentar provas contundentes.
Maria Mercedes foi alvejada por um tiro na costela enquanto saía de casa para ir trabalhar, por volta das 4h da manhã. O suspeito aguardou escondido e atirou covardemente na vítima, que estava grávida de poucas semanas. Ela chegou a ser socorrida, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital de Ivinhema. Deixou três filhos órfãos, sendo um deles fruto do relacionamento com o próprio agressor, do qual estava separada há três anos.
O crime foi caracterizado como feminicídio, uma vez que o motivo foi fútil e o assassino agiu com emboscada, evidenciando a sua condição de ex-marido. O feminicídio é uma forma extrema de violência de gênero, que atenta contra a vida e a dignidade das mulheres.
A sentença de 21 anos de prisão representa uma importante resposta da justiça diante dessa tragédia.