O governo de Mato Grosso do Sul está comprometido com a preservação da fauna e flora do ecossistema pantaneiro e, para isso, destinou um investimento de R$ 4,1 milhões na construção de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan). O convênio foi assinado entre o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, na terça-feira, 25.
O Creapan, que começará a ser construído em breve, seguirá o modelo do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande. A unidade terá como objetivo proporcionar assistência técnica e cuidados especializados para animais feridos, resgatados ou apreendidos na região pantaneira.
O centro contará com moderna infraestrutura, incluindo recintos de quarentena, salas cirúrgicas, avaliação clínica, câmara frigorífica, espaços de Raio X, almoxarifado, vestiários e uma cozinha com estrutura para preparo e distribuição de alimentos, além de espaços adequados para higienização e armazenagem.
O secretário Jaime Verruck ressaltou a relevância dessa iniciativa para o ecossistema pantaneiro e destacou que as políticas públicas ambientais avançam por meio de parcerias. Além disso, ele mencionou a colaboração de diversos setores no combate aos incêndios florestais, reforçando o compromisso do governo em preservar o meio ambiente. "Essa iniciativa é uma importante medida para preservar a biodiversidade do Pantanal e atende a uma antiga demanda da região. Com o Creapan em funcionamento, a capacidade de resgate e reabilitação de animais silvestres será ampliada, proporcionando maior proteção à fauna local", conclui Verruck
Com o contrato de repasse de recursos assinado, a obra do Creapan se torna uma realidade, representando um importante passo em direção à preservação da vida selvagem e à conservação do patrimônio natural do Pantanal sul-mato-grossense.