Dos 2217 atendimentos registrados em maio pelo Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), cartões de crédito e débito e de lojas sã os líderes de no ranking de reclamações, com 368 ocorrências. Em seguida há empate entre crédito consignado, energia elétrica e internet fixa ou banda larga, com 109 queixas formalizadas.
Conforme informações do Procon/MS, serviços ligados a esses setores foram os mais questionados por consumidores junto aos canais de atendimento do órgão no mês de maio. Nesse período, a lista com os cinco setores mais demandados ainda inclui empresas de telefonia fixa (94), móvel pós-paga (82) e reclamações sobre aparelho celular (67).
No caso de reclamações voltadas à concessionária Energisa de MS, as principais são referentes a cobrança por irregularidade ou defeito na medição, serviços incompletos ou não realizados no prazo, negativação indevida, cobrança por serviços não realizados, quedas de energia, atraso de boleto, má qualidade no atendimento presencial, dificuldade para obter nova ligação de energia, entre outras. As informações constam no site Reclamações Procon.
Neste ano, até maio, as mulheres representaram 4306 dos 9530 atendimentos registrados, ou 45,18% do total que mais buscaram a orientação e defesa de seus direitos. Já em relação à idade, a faixa etária é mais representativa entre 59 e 68 anos (18,5%). Pessoas físicas equivalem a 90,32% (8608) das demandas, enquanto empresas somam 3,03% (289).
Contato – Segundo o Procon/MS, dúvidas e denúncias podem ser realizadas pelo telefone 151 ou via formulário disponível no site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros são analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.
Na Capital, por exemplo, o atendimento presencial pode ser realizado nas unidades do Fácil Aero Rancho e Shopping Bosque do Ipês, no CIJUS (Centro Integrado de Justiça) e na sede do Procon/MS, na rua 13 de Junho, 930, das 7h às 19h.