sexta, 21 março 2025

Geral

19/06/2023 06:00

A+ A-

Naufrágio em SC: Marinha resgata o sexto sobrevivente

Duas pessoas, de um total de oito que estavam na embarcação, seguem desaparecidas

Atualizado: 18/06/2023 22:43

Redação

A Marinha do Brasil resgatou neste domingo (18), o sexto tripulante do barco pesqueiro “Safadi Seif”, que naufragou na altura da ponta de Garopaba, após a passagem de um ciclone extratropical pela costa catarinense e do Rio Grande do Sul no último dia 16.  O resgate ocorreu um dia após outros cinco tripulantes, todos homens, serem encontrados pela Marinha enquanto estavam em um bote salva-vidas. Duas pessoas, de um total de oito que estavam na embarcação, seguem desaparecidas. A última localização confirmada da embarcação antes do incidente foi a aproximadamente 160 quilômetros da costa.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o sexto tripulante foi localizado à deriva em busca realizada por um helicóptero da Marinha e levado para o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Florianópolis, onde recebeu os primeiros atendimentos médico e em seguida conduzido para o Hospital Celso Ramos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ainda segundo a Marinha, ele apresentava quadro grave de hipotermia e estava a cerca de 200 quilômetros da costa. 

O capitão-tenente Paiva Aguiar, piloto do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral relatou: "Conseguimos encontrar o náufrago preso a uma boia indicadora de local de pesca, realizamos a aproximação descemos o cesto junto com os nossos mergulhadores e fizemos o resgate do náufrago. Inicialmente estava em uma condição lúcida, desidratado e há dois dias à deriva. Trouxemos para a base de Florianópolis, onde havia uma base do Samu para recebê-lo e dar os primeiros socorros".

A passagem do ciclone deixou ao menos 13 mortos no Rio Grande do Sul. Os óbitos foram confirmados nos seguintes municípios: Maquiné (três) e Caraá (três), no litoral norte; São Leopoldo (dois), Novo Hamburgo (um), Gravataí (um) e Esteio (um), na Grande Porte Alegre; e Bom Princípio (um) e São Sebastião do Caí (um), ambos no Vale do Caí.
 

Carregando Comentários...

Veja também