segunda, 15 junho 2026

OPORTUNIDADE

03/09/2025 15:30

A+ A-

MS lança Voucher Qualificação em Fórum que debate emprego e renda

Evento reúne gestores e especialistas para discutir políticas públicas e ampliar oportunidades no mercado de trabalho

Atualizado: 03/09/2025 14:15

Da redação

O Governo de Mato Grosso do Sul promove, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), o 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda, que terá como destaque o lançamento do Voucher Qualificação, nova etapa do programa MS Qualifica. O evento acontece no Senac e no Senac Hub Academy, em Campo Grande, reunindo gestores, autoridades e especialistas para debater inovação tecnológica, empregabilidade e desenvolvimento.

A iniciativa é coordenada pela Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) em parceria com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Com investimento de quase R$ 3 milhões do Fundo Estadual do Trabalho (FET), o Voucher Qualificação irá oferecer 88 cursos gratuitos em parceria com o Senac e o Senai, beneficiando 1.420 pessoas em 27 municípios.

Os cursos abrangem setores estratégicos como administração e TI, construção civil, indústria e manutenção, elétrica e energia, agro e florestal, alimentos, marcenaria e mobiliário. Entre as cidades contempladas estão Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Coxim, Naviraí, Costa Rica, Maracaju e Aquidauana.

Criado em 2023, o MS Qualifica já capacitou milhares de trabalhadores em áreas ligadas à indústria, comércio, serviços e agronegócio. O programa tem contribuído para que Mato Grosso do Sul alcance a menor taxa de desocupação de sua história, 2,9% no segundo trimestre de 2025, de acordo com a PNAD Contínua/IBGE — índice que coloca o Estado na 4ª posição nacional, abaixo da média brasileira (5%).

Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o Fórum simboliza um novo ciclo de avanços.

“O MS Qualifica já transformou a vida de milhares de trabalhadores e, agora, com o Voucher Qualificação, vamos ampliar esse impacto, preparando a população para os desafios e oportunidades de um mercado em constante evolução”, destacou.

Programação

A abertura contará com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, membros do Sistema “S” e do CETER. Entre os destaques estão:

  • Palestra de Jaime Verruck, secretário da Semadesc, sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável com foco no trabalho e empreendedorismo;
  • Palestra de Keneth Correa sobre o uso da Inteligência Artificial no recrutamento e desenvolvimento pessoal;
  • Mesa-redonda com representantes do Sistema S (Senac, Senai, Senar e Senat);
  • Apresentação institucional da Funtrab, com balanço das principais ações.
  • O segundo dia será voltado a servidores do Sine/MTE, com oficinas práticas e capacitação sobre novas tecnologias e serviços.

Carregando Comentários...

Veja também