Durante um evento na Governadoria, o governador Eduardo Riedel assinou um acordo de colaboração com o governador regional de Tarapacá, José Miguel Carvajal, e outros representantes da região chilena. O objetivo é fortalecer as relações institucionais, aproximar as economias e potencializar oportunidades de desenvolvimento por meio da implementação da Rota Bioceânica.
O acordo formal de cooperação estabelecido entre o Estado de Mato Grosso do Sul e Tarapacá, localizado no norte do Chile e cuja capital é a cidade de Iquique, marca o início de ações comerciais efetivas entre as regiões. Tarapacá está abrindo um escritório em Campo Grande, o que permitirá o estabelecimento de laços comerciais, turísticos e culturais.
O governador Eduardo Riedel destacou a prioridade de Mato Grosso do Sul em concretizar a Rota Bioceânica e ressaltou a importância desse acordo para iniciar perspectivas de ações comerciais concretas. A região de Tarapacá oferece vantagens logísticas significativas, pois está localizada no Pacífico, o que significa uma economia de tempo de transporte de um terço para produtos exportados para o setor asiático, gerando maior competitividade.
Além do acordo de cooperação, o Chile se tornou o primeiro país a estabelecer uma representação comercial no estado de Mato Grosso do Sul. O escritório da Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá será inaugurado em Campo Grande nesta sexta-feira (7), com o objetivo de receber autoridades e empresários da região chilena.
O acordo estabelece compromissos relacionados à promoção de novas atividades produtivas e investimentos que fortaleçam as relações comerciais. Também estimula a cooperação entre empresas para gerar arranjos produtivos, como cooperativas binacionais, e outras formas inovadoras de promover interesses econômicos e comerciais. Além disso, prevê a possibilidade de articulação com universidades e centros de pesquisa para estudos, entre outras ações.
A parceria entre Mato Grosso do Sul e Tarapacá visa criar as condições institucionais e operacionais necessárias para aproveitar plenamente os benefícios gerados pelo corredor que ligará o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Pacífico, no norte do Chile. Prevista para entrar em operação em 2025, a Rota Bioceânica é um novo eixo logístico na América do Sul, com Mato Grosso do Sul ocupando uma posição estratégica e central nessa rota.
Durante o encontro, o governador de Tarapacá convidou o governador Eduardo Riedel para participar do IV Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, em Iquique.
O acordo, que não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, terá validade de 24 meses e poderá ser prorrogado por até 60 meses, condicionado à conclusão da Rota Bioceânica. O ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, reconheceu a importância dessa iniciativa para fortalecer as duas regiões e aprofundar o processo de integração.