sexta, 13 dezembro 2024

Geral

há 1 ano

A+ A-

Funcionários de escolas públicas e particulares recebem curso de segurança do BOPE

Antes de começar as ações, os policiais visitarão as unidades escolares para detectarem nos espaços físicos se existe possibilidade de melhoria na segurança predial

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, visitará instituições de ensino em Campo Grande, dando início as primeiras orientações a situações emergenciais que demandem condutas específicas de segurança no âmbito escolar. As ações que têm como objetivo atender todas as escolas do Estado de forma progressiva fazem parte das ações estratégicas do Plano de Gestão de Risco e Segurança nas unidades educacionais, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar.

O treinamento e capacitação aos profissionais de escolas públicas e particulares serão realizados em cada escola durante dois dias, com diversas instruções como: Conhecimento das Fases da Interrupção, Mitigação e Resposta; Estudo de Ambiente para Fuga e Evasão- Abrigos e Coberturas; Contato com Policiamento Escolar; Noções de Explosivos e Conduta Primária, além de Confecção do Plano Operacional Padrão (POP). Antes de começar as ações, os policiais visitarão as unidades escolares para detectarem nos espaços físicos se existe possibilidade de melhoria na segurança predial. Tendo sido realizada a averiguação dos espaços, inicia-se o treinamento para os funcionários das escolas.

O comandante do Bope, tenente-coronel Vinicius de Souza Almeida explicou que as escolas irão selecionar alguns profissionais e este irão replicar aos demais o que será aprendido na formação.  “Estes funcionários terão a missão de se mexer dentro das escolas para que se crie uma cultura para esse tipo de situação. Quanto mais estivermos preparados, mais conseguiremos êxito nas nossas ações”, disse o comandante

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), informou que Policiais Militares também receberão treinamento destinado à prevenção, interrupção, mitigação e resposta às ocorrências de crises policiais em unidades de ensino.

Carregando Comentários...

Veja também