Com a queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, e a chegada do inverno, que tem início no dia 21 de junho, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) está intensificando as abordagens e entrega de cobertores à população em situação de rua, inclusive nas unidades de acolhimento.
O trabalho é executado pelas equipes do SEAS20 de forma revezada nos plantões nas sete regiões da Capital, todos os dias da semana, incluindo feriados, atendendo às ocorrências e chamados da população, 24 horas por dia. Durante as abordagens são ofertados encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial, bem como às demais políticas públicas do município, com o objetivo de convencer o maior número de pessoas a aceitarem o acolhimento.
A população em geral também pode ajudar os moradores em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio do celular que o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) disponibiliza para a população denunciar casos de pessoas em situação de rua. O pedido pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.
Dados do Sistema Cloud da SAS, ferramenta que gerencia todas as informações relacionadas aos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Assistência Social revelam que, com a chegada do frio, há um aumento considerável no número de acolhidos tanto nas duas Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA’s) quanto nas entidades cofinanciadas pela Prefeitura de Campo Grande, que também acolhem migrantes e pessoas em situação de rua.
Entre maio e julho de 2022, por exemplo, houve um aumento de 75% no número de acolhidos nas duas UAIFA’S e o Centro POP contabilizou mais de 11 mil atendimentos. Já as equipes do Seas observam um crescimento de pelo menos 50% nas denúncias e pedidos de abordagem feitos pela população por meio de ligações telefônicas.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, as equipes de abordagem retornam aos locais já visitados na tentativa de concluir o acolhimento. O secretário ressalta ainda que nas unidades são oferecidas quatro refeições diárias, alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.