terça, 14 janeiro 2025

Geral

há 1 ano

A+ A-

Ciclone extratropical deixa rastro de destruição no Sul do Brasil

Na cidade de Chapecó, ruas foram inundadas, enquanto casas e veículos sofreram danos irreparáveis causados por árvores derrubadas pelos ventos violentos.

Uma poderosa tempestade extratropical assolou os estados do Sul do Brasil, resultando em graves consequências nesta quinta-feira, 13. Vários municípios catarinenses foram afetados por fortes chuvas e ventos intensos, resultando em danos significativos nas áreas atingidas. Rodovias foram comprometidas e árvores foram arrancadas, agravando ainda mais a situação. Na cidade de Chapecó, ruas foram inundadas, enquanto casas e veículos sofreram danos irreparáveis causados por árvores derrubadas pelos ventos violentos.

O poderoso ciclone extratropical também deixou um rastro de destruição em diversas cidades do Rio Grande do Sul, além dos danos já registrados em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, uma pessoa perdeu a vida no estado gaúcho como resultado desse fenômeno. Ventos atingiram quase 100 km/h, e o nível do rio Caí subiu de 7,92 metros para 10,44 metros na tarde de ontem. Outros cursos d'água também correm o risco de transbordamento, representando uma ameaça adicional para as áreas afetadas.

Embora o ciclone esteja se deslocando em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira, 13, especialistas meteorológicos afirmam que seus impactos serão sentidos até o final desta semana. Desde o litoral gaúcho até a costa do Rio de Janeiro, espera-se fortes ventos e chuvas. Além disso, uma frente fria avança em direção ao Centro-Oeste.

A Defesa Civil do Estado alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes, capazes de causar transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, nos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, há risco de ventos intensos e queda de granizo, além de possibilidade de neve durante a noite desta quinta-feira nas áreas mais elevadas do Planalto Sul. O Climatempo prevê uma queda ainda maior nas temperaturas na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, podendo ocorrer geadas nos três estados da Região Sul.

Carregando Comentários...

Veja também