A partir desta quinta-feira, 27, a Caixa Federal inicia a distribuição de R$ 12,7 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores cotistas, seguindo a decisão anunciada pelo Conselho Curador do FGTS na terça-feira, 25. Esse valor corresponde a 99% dos lucros obtidos pelo fundo ao longo do ano de 2022.
Para ter direito a receber essa distribuição, é necessário que o trabalhador tenha contas vinculadas ao FGTS no ano passado, tanto ativas quanto inativas, e que possua saldo em dezembro. No entanto, é importante destacar que o montante não estará disponível para saque em qualquer situação. As atuais regras do FGTS para saques serão mantidas, permitindo retiradas em casos como demissão sem justa causa, rescisão por acordo ou em situações em que o trabalhador ou seu dependente enfrentem doenças graves.
A previsão é que a distribuição seja concluída até o dia 31 de agosto, beneficiando milhões de trabalhadores. Para verificar o saldo e o extrato do FGTS, a Caixa disponibiliza diversas opções, sendo uma delas o aplicativo FGTS. Os usuários podem baixá-lo gratuitamente nas lojas virtuais de Android e iOS. Caso ainda não tenha cadastro na plataforma, o trabalhador pode se inscrever informando seus dados pessoais. Já os que possuem cadastro podem acessar o aplicativo informando seu CPF e a senha numérica de 6 dígitos.
A distribuição dos lucros do FGTS representa um ganho real de 1,3% nas contas vinculadas dos trabalhadores. O depósito será proporcional ao montante que o trabalhador tinha até o último dia do ano passado, e os repasses valerão para contas ativas e inativas no fundo. Quanto maior o saldo em conta até 31 de dezembro, maior será o lucro a receber.