sexta, 14 novembro 2025

EDUCAÇÃO

19/09/2025 11:29

A+ A-

MS é referência no atendimento a estudantes superdotados

Centro estadual identifica talentos e oferece atendimento especializado que transforma vidas e amplia oportunidades

Atualizado: há 1 mês

Suelen Morales

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional no atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades e superdotação. O trabalho é realizado pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (Ceam/AHS), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED), que atua na identificação e desenvolvimento de talentos em diversas áreas do conhecimento.

Inaugurado em 2017, o Ceam/AHS nasceu da reestruturação do antigo núcleo voltado a altas habilidades e hoje funciona como braço da Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), oferecendo atendimento educacional especializado (AEE) semanalmente para estudantes das redes estadual, municipal e privada.

O processo de ingresso começa nas escolas, por meio da observação de professores, coordenadores e gestores. Alunos com desempenho acima da média, criatividade excepcional, raciocínio lógico avançado, liderança ou habilidades artísticas são indicados para avaliação com equipe multidisciplinar, que realiza entrevistas, testes específicos e análise do histórico escolar.

Após a identificação, os estudantes recebem apoio contínuo por meio de oficinas, projetos interdisciplinares, orientação vocacional e suporte pedagógico e psicológico.

Transformando potenciais em oportunidades

O impacto do atendimento é visível na trajetória dos alunos. João Lucas Spindola Ferreira, de 17 anos, começou no Ceam em 2022 com habilidades em matemática, mas foi lá que descobriu seu talento para a música.

“Comecei a aprender vários instrumentos e me identifiquei completamente. O Ceam nos dá essa base e esse estímulo para descobrir talentos que, às vezes, nem sabíamos que tínhamos”, conta.

João também destaca o impacto emocional do atendimento:

“Sempre tive mais facilidade de conversar com pessoas mais velhas. Aqui, aprendi a me relacionar melhor e hoje tenho amigos em todos os lugares”.

Já Miah Yassumoto Palácios, de 10 anos, foi identificada com superdotação após indicação da diretora de sua escola. Há três anos no centro, ela mostra entusiasmo com o que aprende:

“Adoro vir para cá! Minha aula favorita é química, porque a gente faz experimentos. Também gosto muito de música e artes. Mas onde eu ganho mais medalhas é na matemática”, relata.

Educação que valoriza o talento

Desde sua criação, o Ceam/AHS já atendeu dezenas de estudantes que hoje se destacam em olimpíadas do conhecimento, feiras de ciência e eventos culturais. O centro promove não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a autoconfiança, a socialização e o reconhecimento do potencial de cada aluno.

Para a SED, a iniciativa é uma demonstração concreta do compromisso com uma educação inclusiva e equitativa, que oferece condições reais para o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, inclusive aqueles com altas habilidades.

Em um cenário cada vez mais orientado por inovação, criatividade e liderança, o trabalho do Ceam/AHS mostra que o futuro começa com o reconhecimento do talento ainda na escola — e com políticas públicas que sabem valorizá-lo.

Carregando Comentários...

Veja também