O governo de Mato Grosso do Sul autorizou, nesta segunda-feira (4), a realização de um novo concurso público com 2 mil vagas para professores da Rede Estadual de Ensino. A decisão foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel após reunião com representantes da Fetems, realizada na Governadoria.
A medida, segundo o Executivo, é resultado de diálogo com a categoria e reforça o compromisso com a melhoria da educação pública no Estado. Durante o encontro, também participaram os secretários estaduais de Educação, Hélio Daher, e de Administração, Roberto Gurgel.
De acordo com Riedel, a autorização do certame representa um avanço na valorização dos profissionais da educação. “Essa decisão mostra nosso compromisso com um ensino moderno e de qualidade, refletido não só na estrutura das escolas, mas também nos indicadores educacionais”, afirmou.
A presidente da Fetems, Deumeires Batista de Souza, avaliou a medida como uma conquista da categoria. Segundo ela, o número de vagas atende uma demanda histórica dos profissionais da educação básica e do ensino médio. Ela também destacou que, no último concurso, foram ofertadas 722 vagas, mas mais de 1.300 aprovados acabaram sendo convocados.
Ainda conforme a dirigente, há expectativa de novas convocações de aprovados do certame anterior antes da realização do novo processo seletivo.
O secretário Hélio Daher explicou que o concurso terá um formato diferente dos anteriores. As vagas serão distribuídas para todo o território sul-mato-grossense, permitindo que os candidatos concorram a oportunidades em diferentes municípios, conforme a necessidade da rede.
Com a autorização oficial, a próxima etapa será conduzida pela Secretaria de Administração, responsável por definir o cronograma do concurso, incluindo a publicação do edital e as datas das provas.









