quarta, 12 fevereiro 2025

Economia

23/05/2023 09:00

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Com previsão de inauguração em 2025, obra da Ponte Biocecânica já supera 20% de execução

O acesso à ponte do lado brasileiro terá 15 quilômetros a um custo total de R$180 milhões

Atualizado: 22/05/2023 19:57

Redação

A construção da ponte da Rota Bioceânica que liga a cidade de Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai avança e está em 20% do total previsto para ser executado segundo o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). A expectativa, segundo  o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que esteve no último sábado (20) em Porto Murtinho representando  o governador Eduardo Riedel na primeira edição do Ação Cidadania, evento realizado pelo Sistema Fiems é de que  a ponte seja concluída até dezembro de 2024, para que seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2025. O projeto faz parte da Rota Bioceânica, que tem outras frentes de trabalho em avanço na conexão com Paraguai e Argentina. Ainda de acordo com  Verruck a intenção é  realizar mais de 3,8 mil atendimentos gratuitos durante todo o dia.

O secretário também visitou as obras da ponte sobre o Rio Paraguai, obra fundamental da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que vai promover a integração geopolítica do Brasil, vai reduzir custos logísticos, tempo de viagem, além de promover novos investimentos em infraestrutura para o Estado, gerar novos empregos, oportunidades no setor de turismo, aumentar a importação e exportação, entre outros pontos.

De acordo com o titular da Semadesc, o governador Eduardo Riedel deve publicar, nos próximos dias, "um decreto para a instituição de um nível de governança a fim de atendermos as demandas da obra, entre elas, algumas pontuais, como a questão da energia elétrica, com acesso trifásico do lado brasileiro, o acesso provisório da ponte e a melhoria na conexão de internet".

"Hoje visitamos o canteiro de obras da Ponte Bioceânica, onde se vê claramente um avanço mais intenso das obras no lado paraguaio. E essa é uma estratégia da própria construtora que depois vai desenvolver o lado brasileiro”, destacou.

Ponte Bioceânica

Sobre o acesso à ponte do lado brasileiro que terá 15 quilômetros a um custo total de R$180 milhões, o secretário adiantou que o governador Eduardo Riedel teve uma reunião recente com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) para debater a licitação de acesso a ponte com recurso do Governo federal. "Para este ano já são R$95 milhões alocados. Isso é importante para que o Estado consiga conciliar os cronogramas. Nós já estamos no limite de término da ponte na questão da construção do acesso", frisou.

A ponte internacional, que está sendo executada por um consórcio binacional, tem investimento de US$ 85 milhões ou o equivalente a R$ 425 milhões (na cotação do dólar de ontem) da administração paraguaia de Itaipu. A estrutura, de 1.310 metros de comprimento e 20,10 metros de largura, é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, que possibilitará ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.

Durante a visita, Jaime Verruck lembrou que as obras continuam avançando rapidamente na ponte, mas que agora o Estado foca na questão alfandegária. "Percebemos aqui a grande necessidade de agilizar a questão alfandegária. Este é um foco que a Semadesc tem dado neste ano que é a constituição das alfândegas. Fica muito claro que a estrutura alfandegária disponível hoje no Mercosul não é suficiente para dar competitividade para a Rota. Então, hoje aqui tivemos disponibilidade de verificar onde será instalada a alfândega. Mas o mais importante disso é que o Estado avance em toda a estruturação legal das alfândegas para que possamos pensar em 2025 e 2026 a Rota já operando", sinalizou.

 

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