sexta, 13 dezembro 2024

Cultura

22/06/2023 09:00

A+ A-

Com 35 anos de carreira, Maria Claudia e Marcos Mendes lançam álbum, apenas com canções autorais

Os artistas formam desde 1985, uma das duplas mais conceituadas no cenário musical do Mato Grosso do Sul.

Atualizado: 28/06/2023 07:44

Redação

Com mais de três décadas de carreira, Maria Claudia e Marcos Mendes tem muitas histórias para contar. Artistas respeitados e aclamados no cenário musical do Mato Grosso do Sul, o duo continua manter um público fiel e orgânico.  Ela, dona de uma voz ímpar, cativante e expressiva é referência para todas as cantoras do Estado. Ele, um instrumentista dos mais respeitados entre a classe artística. Ambos, unidos desde 1985 pela habilidade virtuosística formando um trabalho criativo que harmoniza técnica e emoção.

Diferente de outros trabalhos já apresentados em toda sua trajetória, Maria Claudia e Marcos Mendes lançam um álbum inédito, com apenas canções autorais para comemorar seus 35 anos de estrada. O novo projeto chamado “Estado de Graça é uma celebração da riqueza da Música Popular Brasileira, explorando também outras expressões poéticas regionais, em uma fusão única de ritmos e melodias.

“Um trabalho que esperávamos fazer há muito tempo. São 11 canções, de minha autoria, e com  amigos parceiros de longa data. Estamos gravando todas e devemos lançar uma a uma, nesse trabalho novo. Na realidade queríamos fazer um vinil, no entanto o custo é muito alto. Estamos estudando uma melhor forma de lançar esse trabalho autoral. Algumas incluisve já estão nas nossas plaformas”.  Disseram ainda “Somos gratos, e felizes por ter a música em nossas vidas. 'Queremos leva  las às pessoas de uma forma sempre suave e contagiante, sem um estilo musical definido, ou uma bandeira de trabalho autoral, de um gênero musical e regional específico. O intuito é cantar aquilo que emociona, que interioriza, que essencializa, que faz relembrar”, afirmam os músicos.

Apesar de não terem nascido na Cidade Morena, ambos demonstram e reafirmam suas paixões pela Capital construindo suas vidas pessoais e profissionais. O sucesso reconhecido da dupla, pelo talento e profissionalismo, valeu vários convites e participação importantes em eventos musicais locais e nacionais.

MARIA CLAUDIA – Nascida em Ribeirão Preto (SP), mudou-se para Campo Grande, onde teve a oportunidade de integrar o Grupo Vocal Salada de Frutas, sob a regência do músico e compositor Iso Fischer.N

Na década de 80, foi premiada como ‘cantora revelação’ e recebeu o prêmio ‘Jacaré de Prata’. Sua carreira como cantora decolou quando participou do Projeto Pixingão com a Orquestra de Música Popular Brasileira do Maestro Roberto Gnatali, no Rio de Janeiro, e do Projeto Pixinguinha Nacional Região Nordeste, ao lado de Arrigo Barnabé, Vânia Bastos e Pixinguinha Nacional. A partir de então, Maria Claudia começou a participar de shows como convidada especial, e juntamente com Marcos Mendes, fez uma participação no show de Alzira Espíndola (hoje Alzira E) no Teatro Glauce Rocha, surgindo assim a dupla Maria Claudia e Marcos Mendes.

Além de sua carreira como cantora, Maria Claudia é responsável pelo aprimoramento vocal de diversos artistas, tanto profissionais como amadores, por meio de sua técnica de canto vocal especializada em música popular. Em seu estúdio de voz, já passaram artistas como João Bosco & Vinícius, Luan Santana, Bianca Bacha (El Trio), Marina Peralta, Maria Cecília & Rodolfo, João Lucas & Walter Filho, João Gustavo, Artur Felipe, Manú, Isabela Parra, Lauren Cury, Sofia Basso, Nathalia Abreu, Lie Meireles, Rodrigo Tozette (Bando do Velho Jack), Jimmy Andrews, João Felipe, Tero Queroz, entre outros.

Maria Claudia é uma artista completa e dedicada, que ao longo de sua carreira vem deixando sua marca no cenário musical brasileiro, tanto como cantora quanto como professora de canto, inspirando e influenciando muitos artistas a seguirem seus passos.

MARCOS MENDES -  Nasceu em Ribas do Rio Pardo (MS). Sua carreira musical começou aos 9 anos, quando ganhou o primeiro Festival da Canção em Bataguassu. Aos 14 anos, conquistou o primeiro lugar em um festival de música. Marcos também participou de diversos festivais como músico acompanhando outros artistas, como José Boaventura, Orlando Brito, Zé Pretinho, entre outros.

O primeiro grupo musical de Marcos foi o ‘Asas’, que misturava regional e choro. Em seguida, vieram o Grupo Raízes Pindorama (música latina), Três Cabeças (instrumental de violões), Acorde Brasil (instrumental) e, por último, a formação do Grupo Bem-Virá, juntamente com Pedro Ortale, Gilson Espíndola, Antônio Porto e Gilberto Verardo (primeira formação). O grupo também contou com a participação de outros músicos em diferentes formações, como Paulo Gê, Júnia Marise, Celso Cordeiro e Paulo Nehring.

Na década de 80, Marcos participou do Projeto Pixinguinha, juntamente com Roberto Cardoso, Elizeth Cardoso e Camerata Carioca. Também fez parte, como integrante convidado, do Grupo Porãnguete (Lenilde Ramos, Geraldo Ribeiro, Pedro Ortale e Antônio Porto), que se apresentou no Circo Voador, no Rio de Janeiro, representando a música do Centro-Oeste brasileiro. O músico e compositor também tocou com diversos artistas, entre eles: Geraldo e Celito Espíndola, Paulo Simões, Déo Lopes, Grupo Araguaia e Iso Fisher. Sua primeira experiência em estúdio foi no compacto da artista Alzira Espíndola (Terra Boa), no estúdio Som da Gente em São Paulo.

Além da carreira musical, Marcos Mendes também é profissional na área de comunicação e atua como diretor de filmes publicitários, audiovisuais e documentários.

Discos - Maria Claudia e Marcos Mendes lançam o CD “Coisas do Olhar”, um panorama da música sul-mato-grossense. O CD tem característica única da dupla: uma sonoridade acústica de bom gosto que passeia do sertão, sem ser regional, à cidade. Não é um disco sofisticado e técnico, muito menos tradicional. Está voltado para a emoção na interpretação recheada de fusões rítmicas; “Tocando em Frente”, também foi outro trabalho da dupla. A gravação do CD resgatou músicas marcantes dos compositores locais.

Carregando Comentários...

Veja também