Uma forte massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas e provocou chuvas intensas no Centro-Sul do país. Nesta quarta-feira (13), Dia de Santo Antônio, as temperaturas despencaram em Mato Grosso do Sul, chegando a uma sensação térmica abaixo de zero em alguns municípios. O frio intenso fez as pessoas tirarem os casacos dos armários. Teve até quem saiu de casa de cobertor. As blusas e gorros ganharam as ruas em algumas cidades do Estado e outros por conta do feriado preferiram não sair de casa.
De acordo com a Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) o tempo instável sofre uma influência do intenso fluxo de umidade e atuação de área de baixa pressão atmosférica, favorecendo o aumento da nebulosidade e a formação de nuvens, provocando muita chuva em todo o Estado.
Ponta Porã registrou, por volta das 3h, mínima de 5°C, com sensação térmica negativa de 6,7°C. Em Iguatemi, a mínima marcou 7°C nas primeiras horas da manhã. Em Campo Grande, a sensação térmica registrou 5°C, e a chuva não cessou durante toda a madrugada e ao longo do dia. A máxima não ultrapassou de 10°C.
Outras cidades que tiveram registro abaixo do 10°C são: Amambaí (8,2°C), Dourados (8,5°C), Corumbá (8,9°C). Coxim teve mínima de 11,4°C, Bataguassu 11,7°C, Três Lagoas 15,9°C, Chapadão do Sul 17,9°C e Paranaíba 19,6°C.
Próximos dias - A massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica mantém as temperaturas baixas em Mato Grosso do Sul, e há probabilidade ainda de geada de fraca a moderada, no sul do Estado. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima informou que as temperaturas devem subir um pouco nesses próximos dias.
Nesta quarta-feira (13), a previsão na Capital é ainda de chuva durante o dia e a noite, com temperaturas que podem marcar 12 graus.
Na quinta-feira (15), o sol deve aparecer com algumas nuvens e névoa pela manhã em algumas regiões do Estado, inclusive em Campo Grande. As nuvens desaparecem pela tarde e a temperatura durante o dia pode chegar até 15° e pela noite 8°.
A temperatura só volta a subir a partir de sexta-feira (16), assim como a chuva que deve dar uma trégua, mas o fim de semana ainda será gelado em todas as regiões do Estado, principalmente no início das manhãs e noites. Entre os dias 20 e 28 de junho, a previsão é de chuva na casa dos 30 mm para alguns municípios de MS.