A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, localizada no rio Paraná entre Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), está celebrando seu 50º aniversário nesta terça-feira (18). Como uma das principais usinas do Brasil, a unidade vai receber investimentos significativos em comemoração ao marco, incluindo um projeto de modernização e a inauguração de um novo centro de operação.
A CTG Brasil, empresa responsável pela gestão das usinas Ilha Solteira e Jupiá, descreve o projeto como algo "sem precedentes na história do setor elétrico brasileiro". O investimento total será de R$ 3 bilhões, destinados à instalação, substituição e reforma das 20 unidades geradoras de Ilha Solteira e das 14 de Jupiá, além de melhorias nos sistemas existentes. Somente neste ano, está previsto um investimento de R$ 228 milhões.
O objetivo da modernização é aumentar a confiabilidade e disponibilidade das operações, garantindo a eficiência na geração de energia nas próximas décadas. César Teodoro, diretor de Engenharia da CTG Brasil, destaca que os investimentos resultarão em ativos novos e modernos, projetados para operar com segurança e disponibilidade pelos próximos 30 anos.
Como parte do projeto de modernização, a CTG Brasil inaugurou um novo Centro de Operação da Geração (COG) na UHE Ilha Solteira. O COG atua como o "cérebro" responsável pelo monitoramento em tempo real das 12 usinas hidrelétricas e 2 pequenas centrais hidrelétricas da empresa, totalizando 70 unidades geradoras. A partir da base em Ilha Solteira, toda a operação é controlada remotamente e em tempo real.
O novo COG reduz o tempo de tomada de decisão, otimizando a comunicação e garantindo a disponibilidade plena dos ativos. Além disso, oferece flexibilidade para a inclusão de futuros ativos e a adaptação de sistemas e equipes. Márcio Peres, diretor de Gestão de Ativos de Geração da CTG Brasil, ressalta as vantagens desse novo centro de operação.
A UHE Ilha Solteira, em conjunto com a UHE Jupiá, faz parte do quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil, com capacidade instalada de 3.444 MW. Allan Lima, gerente de O&M da CTG Brasil, destaca que a UHE Ilha Solteira é um dos maiores empreendimentos da engenharia nacional e desempenha um papel estratégico na operação do Sistema Elétrico Brasileiro. Com os novos investimentos, a usina continua sendo uma das mais modernas, seguras e confiáveis do país.
A CTG Brasil possui investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, totalizando uma capacidade instalada de 8,3 GW. Fundada em 2013, a empresa é controlada indiretamente pela China Three Gorges Corporation, líder global em geração de energia limpa.