A promessa de melhorias nas rodovias que conectam Campo Grande reacende expectativas de avanço na infraestrutura de transporte da região. Quatro das cinco principais vias de acesso à capital sul-mato-grossense estão previstas para serem duplicadas, incluindo a BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia.
O governador Eduardo Riedel anunciou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já trabalha no projeto executivo da BR-060, que terá cerca de 70 quilômetros duplicados. A obra, segundo ele, será custeada pelo Governo Federal e busca atender ao crescente fluxo de veículos, impulsionado por investimentos na região.
Entre os projetos em andamento, destaca-se a fábrica de etanol da Inpasa, em Sidrolândia, com capacidade de processar um milhão de toneladas de milho por ano. A logística da unidade requer a movimentação de aproximadamente 120 caminhões por dia, intensificando o tráfego na rodovia.
Outro empreendimento de grande impacto é o projeto de citricultura da Cutrale, que prevê o plantio inicial de 5 mil hectares de laranjas às margens da BR-060. Com expectativa de expansão para até 30 mil hectares, a iniciativa tem potencial para atrair uma indústria de processamento de suco à região.
Além da BR-060, a duplicação de outros trechos estratégicos está no radar. Na BR-262, há previsão de melhorias no trajeto entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, enquanto na BR-163, o plano inclui a duplicação entre Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, abrangendo o movimentado anel viário da capital, local de frequentes acidentes.
Se todas as obras forem concretizadas, o único acesso principal que permanecerá sem duplicação será a BR-262, no trecho em direção a Corumbá, rota crescente para quem se desloca de Campo Grande a Bonito.