Os 71 ônibus novos previstos para operar nesta terça-feira (4), ainda não estão circulando em Campo Grande. As informações são de que a nova frota que substituirá as mais antigas, irão rodar de forma gradativa, já que profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, pois são modelos diferentes. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo, nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campograndense.
Diante disso, nos bairros, a população que aguarda com expectativa o acesso a esses veículos, parece ter que esperar mais um pouco, especificamente sobre quais linhas deverão ser contempladas, visto que tanto a prefeitura como o Consórcio Guaicurus até o momento não informaram quais serão substituídos.
Uma dona de casa, residente nas Moreninhas disse, "O anúncio da chegada desses novos ônibus para o início de julho nos leva acreditar que teremos uma estrutura melhor para as nossas viagens, principalmente nos horários de pico, onde temos mais pessoas indo e vindo do trabalho, da escola. Creio que vai melhorar muito”, comentou a usuária do transporte público.
Mas apesar do anúncio positivo, os poucos veículos e a consequente demora, ainda são as principais mudanças solicitadas ao poder público. O número que representa 15% do total da frota, que é de 465 veículos, é a maior feita nos últimos anos pela administração municipal e o Consórcio Guaicurus, que hoje está com quase oito anos e precisa renovar pelo menos 184 ônibus.
"Sabemos que no final de semana e feriado, os ônibus levam até uma e hora e meia de espera, o que é um absurdo porque existem pessoas que trabalham nesses dias. Acreditamos que precisamos de mais veículos. Estes 71 que foram informados a nós precisam logo estar rodando nas ruas", concluiu uma moradora.
A compra dos novos veículos atende a uma exigência da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agems), que notificou o Consórcio em março deste ano, por manter em circulação ônibus com mais de cinco anos de uso. A renovação estava prevista no contrato de concessão.
Nós cobramos, na execução do contrato, que houvesse essa renovação, tendo em vista que nós buscamos os subsídios para que houvesse essa desoneração do usuário do transporte coletivo, porque quem pagava a conta era o usuário. A partir do momento que o poder público entra com o subsídio, temos que buscar melhorias. Então, nessa tratativa nós avançamos cobrando a melhoria e houve o entendimento do Consórcio Guaicurus em trazer essa medida agora para a cidade", afirmou Adriane Lopes.
Ainda de acordo com as informações municipais, é a empresa que está financiando os novos ônibus com o orçamento próprio do Consórcio, já que o acordo feito no início do ano era que os subsídios viriam em contrapartida às melhorias para a população.
Frota renovada - Os carros têm capacidade de aproximadamente 40 passageiros sentados. Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP). O perfil publicou que os veículos que chegam vêm de dois tipos: curto, de 11,6 metros, e padrão, de 12,6 m. Os que saem são veículos curtos, do mesmo tamanho dos novos, mas também alguns de tipo alongado, de 13,2 metros.
A previsão é de um contrato de cinco anos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marquinhos Trad.